quinta-feira, 29 de abril de 2010

Mato Grosso

O Mato Grosso está localizado a oeste da região Centro-Oeste . Tem como limites: Amazonas, Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Bolívia. Ocupa uma área de 903.357 km². Sua capital é Cuiabá.
As cidades mais importantes são Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres, Comodoro , Sapezal, Alta Floresta e Sorriso. Extensas planícies e amplos planaltos dominam a área, a maior parte (74%) se encontra abaixo dos 600 metros de altitude. Juruena, Teles Pires, Xingu, Araguaia, Paraguai, Rio Guaporé,Piqueri, São Lourenço, das Mortes e Cuiabá são os rios principais. Veja a lista de rios de Mato Grosso.
O estado apresenta sensível variedade de climas. Prevalece o tropical superúmido de monção, com elevada temperatura média anual, superior a 26º C e alta pluviosidade (2.000mm anuais); e o tropical, com chuvas de verão e inverno seco, caracterizado por médias de 23º C no planalto. A pluviosidade é alta também nesse clima: excede a média anual de 1.500mm.
São as seguintes unidades de conservação a nível federal localizadas em Mato Grosso:
* Parque Nacional do Pantanal Matogrossense
* Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
* Estação Ecológica de Taiamã
* Estação Ecológica da Serra das Araras
* Área de Proteção Ambiental Meandros do Araguaia
* Parque Nacional do Juruena
* Parque Nacional dos Campos Amazônicos
A pecuária e a agricultura foram os principais sistemas comerciais de Mato Grosso do século XX e século XXI. Devido o crescimento econômico propiciado pelas exportações, Mato Grosso tornou-se um dos principais produtores e exportadores de soja do Brasil. Entre os 10 municípios mais ricos do Centro-Oeste, 8 são de Mato Grosso, com destaque para Alto Taquari, Campos de Júlio e Sapezal, que possuem os três maiores PIBs per capita da mesorregião e Cuiabá, que é sede de 8 empresas de grande porte, mesma quantidade que Belém e Florianópolis e maior número que em Campo Grande. É um dos maiores estados em relação à exploração de minérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário