sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Sergipe

Localizado na região Nordeste do Brasil, tem como limites Alagoas (NO), Oceano Atlântico (L) e Bahia (S e O) e ocupa uma área de 21.910 km², sendo pouco maior que Israel, e o menor dos estados brasileiros. Sua capital é a cidade de Aracaju.
Suas cidades mais populosas são Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Itabaiana , Estância e Tobias Barreto.
Cerca de 85% do território está a menos de 300 m de altitude, com predominância de terras planas ou levemente onduladas. São Francisco, Vaza-Barris, Sergipe, Japaratuba, Piauí e Real são os rios principais.
O clima é tropical, mais úmido próximo ao litoral (pluviosidade média anual de 1600 mm na capital, com maior intensidade de chuvas entre janeiro e março) e semi-árido no sertão. Em algumas ocasiões, a seca no Oeste do estado pode se prolongar por quase um ano.
A economia de Sergipe baseia-se principalmente no cultivo de cana-de-açúcar, e suas extensas plantações beneficiadas pelo solo fértil produzem mais de 1,4 milhão de toneladas de açúcar por ano. Ao contrário de muitos estados brasileiros, a criação de gado não é muito importante.
Além da cana, são cultivados a mandioca (617 400 t. por ano), a laranja (14,4 milhões de frutos) e o coco. Uma pequena indústria de couro também existe. Em Sergipe, há o único pólo de exploração de potássio da América Latina, localizado no município de Rosário do Catete, a 35 km da capital.
O governo brasileiro tem ampliado a exploração de petróleo e gás natural no estado.
Apesar de ter menor divulgação do que estados como Bahia, Alagoas e Pernambuco, ainda assim há diversos atrativos turísticos no estado, começando pela capital, Aracaju, com destaque para suas praias, como as de Atalaia, Aruana, Refúgio, Náufragos, Robalo e Mosqueiro, todas no litoral sul de Aracaju. Caueira no município de Itaporanga d'Ajuda ao Sul e para Pirambu a 30 km ao norte de Aracaju, cujo acesso ficou facilitado pela construção no ano de 2006 da Ponte Construtor João Alves, que liga a capital Aracaju ao município de Barra dos Coqueiros, que conta com uma base do Projeto Tamar, e para a vizinha cidade histórica de São Cristóvão, antiga capital fundada em 1590. Outra cidade histórica de destaque é Laranjeiras, a 23 km de Aracaju.
O município de Itabaiana é bastante conhecido pelo seu grande e intenso comércio de ouro em jóias. Já Estância tem muita tradição nos festejos juninos, com seus famosos barcos de fogo; e no carnaval de beira de praia (Abaís). Neópolis, situada às margens do Rio São Francisco também tem tradição de bom carnaval, sempre no ritmo do frevo pernambucano, com suas bandinhas que levam os foliões ao delírio.
No já mencionado município de Barra dos Coqueiros tem destaque o povoado chamado Atalaia Nova, que é banhado pelo rio Sergipe e pelo oceano Atlântico, proporcionando excelente lazer e diversão, num local de tranquilidade e bastante contato com a natureza.
Há ainda passeios de catamarã pelo rio Sergipe, na capital, Aracaju além de outro que permite conhecer o Rio São Francisco,no município de Brejo Grande que faz a divisa com o estado Alagoas no município de Piaçabuçu e que leva os turistas até a foz do rio.
São nacionalmente conhecidos os festejos juninos realizados no estado de Sergipe, especialmente nos municípios de Aracaju, capital do estado, Estância e Capela.
A cidade de Canindé de São Francisco, distante 186 km da capital é um dos pontos turisticos mais atrativos do estado de Sergipe. Aqui o Rio São Francisco foi represado para a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó, formando um lago de raríssima beleza. Além disso o turista pode entrar em contato direto com a história da civilização local através dos achados que estão expostos à visitação pública no Museu de Arqueologia de Xingó, que é administrado pela Universidade Federal de Sergipe. A visita ao "Paraíso do Talhado" no lago da Hidrelétrica é obrigatória a todos aqueles que vão conhecer o Cânion de Xingó, que se situa na divisa dos estados de Sergipe , Bahia e Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário