quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Espírito Santo



Está localizado na Região Sudeste e tem como limites o Oceano Atlântico a leste, a Bahia a norte, Minas Gerais a oeste e noroeste e o estado do Rio de Janeiro a sul, ocupando uma área de 46.077,519 km².




Sua capital é o município de Vitória. Outras importantes cidades são Aracruz, Anchieta, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Viana e Vila Velha. O gentílico do estado é capixaba ou espírito-santense.
O estado faz parte da região Sudeste, fazendo divisa com os estados de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. É banhado pelo oceano Atlântico.
O clima predominante do estado é o tropical de altitude, presente em 60% do estado, com bruscas alterações climáticas, de verões quentes e invernos amenos.
Vitória, a capital do estado, tem o terceiro melhor IDH entre as capitais do Brasil. Construída numa ilha montanhosa, o que também dificultou seu crescimento.

Cachoeiro do Itapemirim é o principal centro urbano do sul do estado. Além de centralizar grande parte da produção agrícola e pecuária desta região, a cidade destaca-se ainda pelo seu parque industrial.
Colatina, centro econômico da região noroeste capixaba, com influências até o leste mineiro
Linhares, na foz do rio Doce, é a maior e principal cidade da região norte do estado, vem apresentando notável crescimento após o início da exploração de petróleo e gás, e vem se destacando nas áreas industrial e agrícola, principalmente por causa da fábrica da empresa Coca Cola e pelas plantações de pinheiros de eucalipto.
Itapemirim, município do sul do estado vem obtendo crescimento econômico com a produção de petróleo na bacia do Espírito Santo juntamente com seus vizinhos; com os municípios de Presidente Kennedy, Marataízes, Piúma e Anchieta a região metrópole expandida sul se consolida como uma força de crescimento para o estado.
Afonso Cláudio é a mais importante e a maior cidade da região serrana. Com a maior população da região, se torna o maior centro economico e industrial da região serrana.
Venda Nova do Imigrante é a capital Nacional do AgroTurismo. Segunda maior cidade da região serrana, perdendo apenas para Afonso Cláudio, abriga os imigrantes italianos, e tem um ótimo padrão de vida. O Agroturismo é muito forte e encontram-se várias fábricas de produtos do campo.
São Mateus é uma das cidades do extremo norte, seu crescimento econômico está focado na extração de petróleo e gás natural. Na cidade está localizada o campus Norte da UFES.
Vila Velha é a cidade mais populosa do estado, com quase 500 mil habitantes localizada na grande Vitória, é também o segundo melhor IDH do estado, a cidade vem experimentando rápido desenvolvimento e progresso, nela fica também a principal rodovia estadual do estado, a Rrdovia do Sol, possuí muitas fábricas, inclusive a maior fábrica de chocolate do Brasil, um porto, o de Capuaba.
Serra é o segundo município mais populoso do estado localizado na grande Vitória, nele fica localizado o Porto de Tubarão, e existem vários balneários importantes no local, como Jacaraípe e Nova Almeida, a cidade possui o maior pólo industrial do estado, tendo em seu território os centros industriais Civit I, Civit II e o TIMS. A Arcellor-Mittal Tubarão também se faz presente no município, sendo a maior siderúrgica do estado e uma das maiores do país.
Cariacica, localizado na Grande Vitória, é mais populosa que a capital Vitória, porém possuí o menor IDH da região, sendo uma grande periferia da capital, as maiores atividades econômicas e geradora de empregos é a Fábrica da Coca-Cola, maior fábrica da empresa no Brasil, a cidade é cortada por 2 das mais importantes rodovias do Brasil a BR 101 e a BR 262.
Guarapari cidade paradisíaca com menos de 100.000 habitantes, com forte vocação para o turismo, atraí muitos turistas de todo o Brasil, por causa de suas praias e ilhas.

A econômia é baseada principalmente nas atividades portuárias, de exportação e importação (maior do país), na indústria de rochas ornamentais (mármore e granito) (maior do mundo), na celulose (maior do país), extraída dos pinheiros de eucalipto, na exploração de petróleo (2° maior)e gás natural (maior do país), além da diversificada agricultura, principalmente do plantio do café (segundo maior).
A cultura do estado sofre forte influência de alemães, italianos e afro-descendentes, o que gera diversas manifestações culturais e festas singulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário